sábado, 2 de outubro de 2010

Quem foi o Otávio?


Biografia
Era filho de Francisco Cavalcanti Mangabeira e Augusta Mangabeira. Estudou na cidade natal, onde formou-se na então Escola Politécnica, onde mais tarde veio a ser professor de Astronomia.
Já em 1908 elege-se vereador da capital, iniciando assim uma longa carreira política que rendeu-lhe dois exílios.
Em 1912 é eleito deputado federal e, em 1926, no governo Washington Luís, ministro do Exterior.
Em 1930 é eleito para a Academia Brasileira, mas é exilado, voltando somente em 1937. mas o Estado Novo força-o novamente a exilar-se, retornando apenas com a redemocratização, elegendo-se deputado constituinte (1945 - foi o vice-presidente da Assembléia) pela UDN - partido do qual foi um dos fundadores e primeiro Presidente, elegendo-se em seguida governador da Bahia.
Após o governo é novamente deputado federal e, em 1958, elege-se senador, falecendo durante o mandato.
Governo da Bahia
Tomando posse a 10 de abril de 1947, exerceu o governo até 31 de janeiro de 1951 - primeiro governador eleito após os anos da Era Vargas. No seu secretariado, buscou Mangabeira resgatar as maiores inteligências da Bahia, como Anísio Teixeira (Secretário de Educação), Albérico Fraga (Interior e Justiça), Nestor Duarte (Agricultura), Dantas Júnior, Ives de Oliveira, dentre outros.
De seu governo é a construção do imponente Fórum Ruy Barbosa - sede do Tribunal de Justiça da Bahia e para onde, nas comemorações do centenário de nascimento deste ilustre baiano, em 1949, foram trasladados seus restos mortais, numa cripta em seu andar térreo.
Também durante seu governo comemorou-se os quatrocentos anos da capital baiana, com festejos que incluíram desfiles cívicos.
Único governante socialista da Bahia, algumas ações de seu governo merecem destaque:
  • Na Agricultura: reflorestamento de Maracás e do Rio Jequiriçá; Estação experimental para o cultivo da cana-de-açúcar; Colônia Agrícola de Jaguaquara, dentre outras.
  • Na educação, a construção do maior e mais revolucionário projeto educacional da História do Brasil: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (conhecido por Escola Parque), no mais pobre e populoso bairro da Capital - a Liberdade - concretizando as idéias do educador Anísio Teixeira para uma educação em tempo integral, décadas depois resgatadas em projetos como CIAC, CIEPs, e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário